Você sabe onde o podcast realmente começou?

O termo “podcast” é uma combinação de “iPod” e “broadcast” (transmissão, em inglês),. Esse  termo foi popularizado pelo jornalista britânico Ben Hammersley em fevereiro de 2004, quando escreveu um artigo para o The Guardian. Hammersley usou o termo “podcast” para descrever o novo fenômeno de áudio que se assemelhava a blogs com som. 

Feito isso, o famoso nome “podcast” surge, então, nos Estados Unidos, no início dos anos 2000, como uma forma inovadora de distribuir conteúdo em áudio pela internet. A ideia era que ficasse parecido com um programa de rádio  sob demanda. 

Apesar de o termo “podcast” ter surgido apenas nos anos 2000, em 1993 o profissional de tecnologia americano Carl Malamud criou um talk show inovador chamado “Internet Talk Radio”, que era distribuído em arquivos de computador. Embora não fosse um podcast propriamente dito, já trazia a ideia da transmissão. 

No Brasil, o primeiro podcast aconteceu no dia 21 de outubro de 2004, o Digital Minds, criado por Danilo Medeiros, e abordava assuntos sobre tecnologia em geral. O formato do podcast, ganhou, rapidamente, um público notável. Tanto que, em dezembro de 2005, foi organizada em Curitiba, a primeira edição da Conferência Brasileira de Podcast (PodCon Brasil), um evento dedicado exclusivamente a esse assunto.

A conferência foi organizada por Ricardo Macari e patrocinada pela cervejaria Kaiser, pela 89 FM e pelo podcaster Eddie Silva que, posteriormente, passou a fazer parte do Fórum de Mídias Digitais e Sociais. O surgimento do podcast, resultou em uma mistura de tecnologia com novas ideias e, mesmo surgindo nos estados Unidos, se propagou rapidamente no Brasil e em outros países, deixando até mesmo seu estilo inicial de podcast e se aprimorando para o videocast (áudio e imagem com transmissão ao vivo),. Mas esse é um assunto para outro blog!